Mola, motor e engrenagem de AEG, qual escolher? | Milsim Airsoft
Publicado: 15/07/2019

Mola, motor e engrenagem de AEG, qual escolher?

Sempre que algum praticante de airsoft me pergunta qual mola, motor e engrenagem ele deve colocar em sua arma de airsoft, especialmente as AEGs, gosto de usar uma ilustração bem simples:

Imagine que uma gearbox funciona igual a um passeio de bicicleta. Sendo que o motor é suas pernas, as marchas da bicicleta são as engrenagens e a mola o terreno. Se você tem pernas muito fortes, então poderá pedalar sem maiores esforços com sua bicicleta usando qualquer marcha em qualquer terreno, por mais í­ngreme que possa ser. Se você tem pernas com força ainda mediana, provavelmente você vai precisar usar marchas leves nas subidas, ou até mesmo evitá-las. Agora, se você tem pernas fracas, é obvio que você vai escolher a marcha mais leve possí­vel e vai evitar ao máximo grandes subidas, não é mesmo?

Assim também é uma gearbox. Se você tem um motor high-torque de boa qualidade, é bem provável que ele conseguirá lidar com qualquer tipo de mola e com qualquer tipo de engrenagem. Nas bicicletas com marchas, as marchas mais leves são equivalentes às engrenagens high-torque, enquanto marchas, mas pesadas seriam engrenagens high-speed.

Motores normais (standard) são motores medianos que preferem molas mais leves, podendo até aguentar uma mola um pouco mais pesada (M110), por exemplo, porém o desgaste será maior e a cadência de tiro (ROF) cairá também. Quando se pretende usar uma mola mais pesada com um motor standard prefira engrenagens high-torque uma vez que, apesar de ter de dar mais voltas até completar um ciclo, são mais leves. Lembra-se de quando você coloca sua bicicleta com a marcha mais leve possí­vel? Você tem de pedalar mais vezes para que a roda dê um giro completo, porém você não exercerá tanta força para subir o terreno, concorda?

Bem, os motores high-torque são muito fortes e aguentam puxar molas bem pesadas (M120, M130, M140, M150), consomem mais energia para realizar todo esse esforço e geralmente tem um ROF um pouco menor, porém tem tempo resposta mais alto que outros tipos de motores. Como são muito fortes, podem trabalhar com qualquer tipo de engrenagem, Sendo que para molas muito fortes (acima de M120) é recomendável usar engrenagens high-torque. Para molas até M120 pode-se usar engrenagens high-speed. Motores high-torque tem seu melhor desempenho com baterias com voltagem maior, sugerindo-se a utilização de baterias LiPo 11.1.

Por último, temos os motores high-speed, que são motores conseguem atingir um número de giros em um menor tempo. A maioria desses motores se dá bem com molas até M120, porém o tempo resposta e o ROF caem à medida que o peso da mola aumenta. Para quem pretende fazer upgrades com intuito de aumentar o FPS tais motores não são os mais indicados. Porém para os jogadores que querem uma maior cadência de tiro, sugere-se a combinação de motores high-speed com molas mais fracas, tendo como referência máxima as molas M100. Quanto menor o peso da mola, maior o ROF. Estes motores se dão bem com conjunto de engrenagens high-speed, porém quanto menor for a relação das engrenagens (16:1, 18:1, 13:1, etc.) menos pesada deve ser a mola, afim de que se obtenha o maior ROF possí­vel.

Cada jogador prefere um estilo de jogo e, obviamente, cada estilo de jogo requer uma configuração apropriada da AEG. Para aqueles que dão grande valor às cadências de tiro absurdas, sugere-se fazer upgrades com um motor high-speed, engrenagens high-speed (1:16 é o ideal) e molas mais leves, sugerindo-se uma mola M100 para ficar com o FPS acima de 300 e excelente ROF.

Na contramão destes jogadores estão aqueles que preferem investir em FPS mais alto, como jogadores que usam rifles DMR, ou aqueles que preferem jogar com FPS mais alto para que possam utilizar BBs mais pesadas. Para estes jogadores a melhor configuração seria pelo menos uma Mola M120, para ter o FPS na casa dos 400-420, engrenagens high-speed e motor high-torque. Para FPS acima disso, sugerem-se molas mais fortes e engrenagens high-torque.

Para aqueles que têm motor standard, fique com o conjunto que veio na sua AEG até que você tenha que fazer a troca das peças. Quando chegar o momento de trocá-las, escolha umas das duas rotas acima e compre as peças que você precisar. Em nossa, loja online você encontra todas as peças que você precisa para fazer as duas rotas.

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